BALNEÁRIO DE CAMBORIÚ

Bandeira Balneario de Camboriu Hoteis - Balneário Camboriú no Site Hotéis
Bandeira Balneário de Camboriú

Imobiliária em Balneario Camboriu Imóveis - Balneário Camboriú - Praia
Imobiliaria Balneario Camboriu Imoveis

Brasão Balneario de Camboriu Hoteis - Site Balneário Camboriú Hotéis
Brasão Balneário de Camboriú


Advogados em Balneario Camboriu Advocacia - Balneário Camboriú - Praia
Advogados Balneario Camboriu Advocacia


Ano Novo, Reveillon - Pacotes de Feriado em Imóveis Balneario Camboriu - Imovel Balneario Camboriu


Reveillon - A festa do Ano Novo

As pessoas valorizam muito a festa de Ano Novo, porque sentem o desejo de se renovar. As comunidades antigas expressavam isso através de ritos: jogavam fora roupas e objetos, querendo eliminar o que, em suas vidas, estava "envelhecido". No primeiro momento do ano novo, todos peregrinavam a uma montanha alta para ver uma paisagem nova ou banhavam-se, em um rio ou no mar, para acolher o tempo novo dado por Deus.

 

Redação O Estado do Paraná

O réveillon em Balneário Camboriú é conhecido em todo Brasil pelo belíssimo espetáculo de cores e luzes que proporciona aos turistas. Para a chegada deste Ano Novo, não poderia ser diferente.

Um show de fogos saindo da Ilha das Cabras, com duração estimada de quinze minutos, e dos edifícios da orla marítima, promete encantar os milhares de visitantes que vão passar a virada do ano em uma das mais badaladas praias de Santa Catarina.

Na ocasião, acontecerá também apresentação musical na Praça Almirante Tamandaré, das 23h às 3h. Para completar a festa, diversos bares, restaurantes, Imóveis, equipamentos turísticos e boates estarão promovendo atrações específicas. A expectativa da prefeitura municipal é que cerca de 600 mil pessoas passem o réveillon no local.

Mas não é apenas para a passagem de ano que Balneário Camboriú tem se preparado. Considerado principal pólo receptor de turistas para Santa Catarina e a cidade com melhor qualidade de vida de Santa Catarina - de acordo com dados do Governo do Estado e IBGE (Índice de Desenvolvimento Humano) -, Balneário Camboriú vem crescendo e se estruturando para atender as necessidades de mais de 1,5 milhão de pessoas que a visitam durante o verão - a expectativa da secretaria municipal de Turismo é que no período de dezembro a março, o município tenha uma acréscimo de 10% a 15% de turistas em relação ao mesmo período do ano passado.

Para atender a grande demanda, a cidade possui completa infra-estrutura em serviços e atrativos. Nos meios de hospedagem, são cerca de 150 Imóveis e 20 mil leitos, cerca de 20 mil imóveis disponíveis para aluguéis, além das hospedagens alternativas.

Como município essencialmente turístico, Balneário Camboriú possui comércio amplo funcionando durante o dia ou à noite, de segunda a segunda. Shoppings centers, centros comerciais, feiras de produtos importados e artesanatos são algumas das opções. Dentre as utilidades estão as agências bancárias, serviços 24 horas, locadoras de veículos, casas de câmbio, postos telefônicos e acesso à internet, agências de receptivo, postos e central de informações turísticas, transporte coletivo 24 horas, pontos de táxi e moto-taxi, postos de gasolina, farmácias e drogarias, entre outros.

Nos meses de maior fluxo turístico, a segurança recebe reforços no efetivo da Polícia Militar e na equipe de salva-vidas do Corpo de Bombeiros. A PM realiza no verão, o trabalho de Operação Barreiras em todos os acessos da cidade, garantindo segurança aos visitantes e moradores.

"Para obter a satisfação dos visitantes e um breve retorno, as opções de lazer devem estar diretamente ligadas com a estrutura de serviços que a cidade possui, garantindo uma ótima permanência e tranqüilidade aos turistas", explica o secretário de Turismo.

O Paraná-Online é uma empresa do Grupo Paulo Pimentel.


Espetáculos, trânsito, segurança, saúde e limpeza na virada do ano

28.12.2007 às 07:35h
O Réveillon de Balneário Camboriú para recepcionar 2008 terá 13 minutos de show pirotécnico iluminando o céu da cidade. Os fogos sairão de três pontos: duas balsas localizadas na enseada e da Ilha das Cabras. A exemplo dos anos anteriores, a proposta é fazer do Réveillon de Balneário Camboriú a principal atração do fim de ano em Santa Catarina, e uma das melhores do Brasil.

O espetáculo denominado de “piromusical”, além dos fogos, terá fundo musical com um show de música clássica na Praça Almirante Tamandaré. Parte da Avenida Atlântica será sonorizada, em direção ao Pontal Norte e à Barra Sul. Serão 11 toneladas de fogos dos mais variados e modernos, sendo 13 tipos inéditos e bombas de grande calibre, 12 e 16 polegadas.

A trilha sonora para a noite prevê o hino do Município e do Estado, interpretados pelo tenor Rodrigo Cadorin. Outra novidade, será a instalação de 10 telões ao longo da orla para que moradores e turistas possam acompanhar a queima de fogos de todos os ângulos.

As balsas ficarão posicionadas a uma distância de aproximadamente 350 metros da praia, para garantir a segurança da população que estará assistindo o espetáculo. O evento contará com patrocínio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo ao Turismo (Funturismo). A empresa executora é o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Eventos (Ibade), que também organiza o réveillon de Florianópolis. Serão investidos R$ 695 mil. Neste valor, estão inclusos os fogos de artifício, telões, mídia, segurança, sonorização, trilha sonora, geradores de energia e as balsas.

A Prefeitura estima que pelo menos 480 mil pessoas escolham o Município como destino turístico para passar a virada. Na temporada, segundo a Secretaria de Turismo e Comércio, a expectativa é de um aumento do fluxo de turistas entre 7% e 10% em relação ao ano passado.

Como ficará o trânsito

No dia 31 de dezembro, a Avenida Atlântica, no trecho entre as ruas 2500 e 1.101, será interditada a partir das 20h, horário que poderá ser antecipado por questões de segurança.

Já as ruas 2.400, 2.300, 2.200, 2.100, 2.000, 1.900, 1.800, 1.700, 1.600, 1.500, 1.400, 1.300, 1.200 e 1.001, entre a Avenida Brasil e Avenida Atlântica, também serão interditadas a partir das 20h. Será mantido somente acesso aos moradores.

A Rua 51, terá seu sentido invertido, passando a ser da Avenida Atlântica em direção a Avenida Brasil, a partir das 20h. Também a partir das 20h, a Rua 3.700 terá sentido único da Avenida Atlântica em direção a Avenida Brasil. Outra medida é a proibição do estacionamento na Avenida Atlântica, entre as ruas 1500 e Avenida Alvin Bauer, durante todo dia 31, por medida de segurança. A liberação das vias ocorrerá durante a madrugada do dia 1º de janeiro, quando o trânsito normalizar e não oferecer mais risco à população.

Segurança

Balneário Camboriú terá barreiras fixas 24 horas no Pontal Norte, na Avenida Oswaldo Reis, na Avenida do Estado, na Rua 3700 e na Avenida das Flores. Barreiras volantes se revezarão entre os túneis de acesso aos bairros dos Municípios e Vila Real, conhecidos como túneis da Terceira e Quarta Avenidas. A Operação Veraneio da Polícia Militar conta com 270 policiais. Além das barreiras, os grupos especiais e os policiais à paisana trabalharão de forma intensiva nos pontos mais críticos da cidade durante toda a temporada.

Praia Central - tendas e limpeza

A Prefeitura de Balneário Camboriú estipulou horário para a montagem de barracas e tendas por grupos e famílias na Praia Central, na noite de ano novo. Será permitida a montagem a partir das 16h do dia 31 de dezembro, e as estruturas deverão estar removidas até às 2h30 da manhã do dia 1º de Janeiro, para facilitar o trabalho de limpeza da praia. Por questões de segurança, não será permitida a utilização de energia elétrica ou água fornecidas por quiosques e pontos de milho e churros. A fiscalização será intensa.

A medida visa evitar a reserva de área na areia da Praia Central durante o dia todo, já que se trata de espaço democrático, que pertence a todos - moradores e turistas. Já a montagem de barracas na área da praia com fins comerciais, com cobrança de ingressos, é ilegal e será fiscalizada com rigor pela Prefeitura.

A limpeza da Praia pela concessionária Engepasa Ambiental e pela Prefeitura, via Secretaria de Obras, terá início por volta da 1h da manhã do dia 1º de janeiro, nos dois sentidos: Norte/Centro - Sul/Centro. A Prefeitura deverá distribuir cerca de 30 contêineres ao longo da faixa de areia, os quais serão envelopados com papel branco, no clima do reveillón. Os contêineres serão usados para a deposição do lixo recolhido, facilitando o trabalho de remoção do material. A praia Central deverá estar totalmente limpa antes das 7h da manhã.

Saúde

Para garantir atendimento aos turistas e aos moradores do município na virada do ano, a Secretaria da Saúde e Saneamento de Balneário Camboriú, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar estarão presentes na Praia Central, durante a festa de Ano-Novo.

Para isso, será montada na Praça Almirante Tamandaré, a partir das 22h do dia 31 até às 4h do dia 1º de janeiro, uma base com as equipes do Serviço Móvel de Urgência (SAMU/192), do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, além de três ambulâncias da Secretaria da Saúde.
As equipes contam com médicos e técnicos de enfermagem para fazer a triagem do atendimento e encaminhar os casos de emergência ou urgência ao Hospital Santa Inês.

Réveillon: Mais informações com o secretário de Turismo e Comércio Osmar de Souza Nunes Filho pelo telefone (47) 3367.8122 das 13h às 19h.
Trânsito: Mais informações com a coordenação de Trânsito (47) 9652-3066.
Operação Veraneio: Mais informações sobre a Operação Veraneio podem ser obtidas com o coronel Mário César de Oliveira, pelo telefone (47) 8415.7445. Sobre o policiamento em Balneário Camboriú, o contato é com o comandante Joni, no 12º BPM, pelo telefone (47) 3261.5500.
Tendas : Mais informações com o secretário da Fazenda, Carlos Vidal, pelo telefone (47) 3261.4513, das 12h às 18h.
Limpeza: Mais informações com o secretário de Obras, Edson Kratz (limpeza), das 13h às 19, pelo (47) 3363.2930.
Saúde: Mais Informações com a Diretora do Departamento de Saúde, Leila Crocomo, no telefone (47) 3261 6223.

Assessoria de Comunicação Social
Prefeitura de Balneário Camboriú

(47) 3261.4523